De vez em quando a gente faz alguns posts por aqui pra mostrar como o ônibus vai para além do transporte de pessoas. Foi com isso em mente que o encenador Beto Andretta criou, há três anos, o BuZum!, um teatro infantil de bonecos itinerante.
Desde que começou a circular, o ônibus-teatro já realizou 3.600 apresentações e foi visto por mais de 160 mil crianças em 125 cidades brasileiras. O veículo se transforma em sala de teatro, com palco, iluminação, ar-condicionado e espaço para uma plateia de 55 espectadores por sessão.
Três ônibus circulam ao longo de todo o ano letivo Brasil afora, numa versão moderna e mais organizada dos teatros mambembes da Idade Média. Em cada ônibus, viajam dois atores, um produtor e o motorista.
O grupo tem cinco espetáculos no repertório: “Darwin BR”, inspirado na passagem do naturalista Charles Darwin pelo Brasil; “Filhotes do Brasil”, obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; “Mundo português”, uma viagem pelo universo da língua portuguesa; e “Intolerância”, peça juvenil sobre bullying; além de “O mundo é uma bola”.
Planos
Em 2015, o grupo vai aproveitar o aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro para criar uma peça sobre a história da cidade. Outra novidade é que este ano, mais escolas de comunidades pacificadas receberão o ônibus-teatro. Serão quase 38 dias de viagens pelo estado fluminense, incluindo pelo menos 13 dias na capital.
fonte: juntos a bordo