Há mais de um ano que a Viação Princesa, empresa que opera no transporte intermunicipal de passageiros no Ceará, assumiu a linha que liga as capitais João Pessoa (PB) e Recife (PE). As operações da Empresa cearense nestes estados foi possível graças a negociações de compra da Viação Bonfim, empresa sediada na capital paraibana.
A Princesa logo de cara chegou operar com sua marca, mas sempre avisando aos seus passageiros que estava a serviço da Bonfim, isso porque a Princesa ainda estava em processo de transição juntos aos órgãos federais, já que todos as linhas interestaduais é uma concessão pública através de permissões. Mas diante do apego de seus clientes, a Princesa resolveu de vez adotar a marca Bonfim, desta vez dando enfase que os passageiros desfrutem de uma frota totalmente renovada.
Outro grande passo da Viação Princesa com essa aquisição é o credenciamento da empresa nas operações das linhas entre estados, como a licitação da ANTT está indefinido, mas como isso a Princesa se prepara para concorrer nessa licitação.
Com apenas seis anos de existência e tendo a frente o grupo FF Participações, do empresário Chiquinho Feitosa, a Viação Princesa foi originada da Expresso Canindé. Hoje, a Princesa atua em mais de 60 municípios cearenses com uma das frotas mais novas do estado.
Empresa Viação Bonfim
Foto: Paulo Rafael Viana |
A linha João Pessoa x Recife possui aproximadamente 120 km de extensão, trecho realizado pela Viação Bonfim desde o final da década de 1940, quando foi adquirida pelo seu fundador, Severino Camelo.
Durante as décadas de 50 e 70, a Bonfim consolidou-se com uma das maiores empresas de transporte da Paraíba, porém, anos mais tarde ficaria operando apenas com sua principal e mais rentável concessão, a João Pessoa x Recife. Nos últimos anos antes da compra pela Princesa, sociedades e tentativas de aquisição da sua única linha não foram bem sucedidas.
Fonte: Fortalb