Aconteceu num domingo, 11 de setembro de 2011, o trajeto de despedida do último ônibus em atuação com a primeira identidade visual da Guanabara, com fundo branco e faixas vermelha e azul que, desde 1992, ano de fundação, foi marca registrada da empresa, com poucas alterações estéticas até a mudança para a atual identidade visual. O atual padrão foi desenvolvido em 2005 pelo escritório de arquitetura design Carlos Ferro, de São Paulo, com ampla experiência na criação de pinturas para empresas de ônibus.
A partir de então, toda a frota da Guanabara, que tem a menor idade média do Brasil, de apenas 2 anos, já conta com a nova pintura escolhida por clientes. A despedida do ônibus de número 524 foi realizada em grande estilo em um passeio pelos principais pontos turísticos da orla de Fortaleza, com a presença de 40 busólogos escolhidos pelo blog Fortalbus,
O veículo conta com carroceria Vista Buss 340 da Busscar, chassis Mercedes – Benz 0-500 RS e foi incorporado à frota em 2005, operando em linhas interestaduais, intermunicipais e de fretamento. Em ótimo estado de conservação ele foi vendido e logo será entregue ao novo operador, como parte do processo de constante renovação da frota, uma característica da Guanabara. Somente em 2011, 55 novos ônibus já foram adquiridos e mais de R$ 50 milhões foram investidos para aquisições ao longo de todo o ano.
Foi a sua primeira identidade visual da Guanabara no veículo 524 que realizou um passeio com os membros do Fortalbus
Hoje a Guanabara possui uma moderna frota Todas com o modelo marcopolo g7 que mantem sua idade media de 3,5 anos, veículos 100% rastreado por satélite além do conforto que proporciona a seus clientes.