sábado, 4 de janeiro de 2014

Ônibus serão recolhidos a partir das 18h durante este fim de semana

Na manhã deste sábado (4), os ônibus circularam normalmente em São Luís (Foto: Zeca Soares/G1)
Na manhã deste sábado (4), os ônibus circularam normalmente em São Luís (Foto: Zeca Soares/G1)
Em reunião realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário do Estado do Maranhão (Sttrema) neste sábado (4), a diretoria decidiu que os ônibus não vão circular após às 18h, em São Luís, no sábado (4) e domingo (5). Na segunda-feira (6), o transporte coletivo circula apenas até às 19h.

A decisão foi motivada pelos ataques sofridos por veículos do transporte coletivo na noite dessa sexta-feira (3) , quando três ônibus foram incendiados na capital e um foi parcialmente atingido pelo fogo.

Segundo o sindicato, a frota circulante de São Luís durante os sábados é de 60% em relação aos dias normais. Aos domingos e feriados, o percentual de redução chega a 50%.
"Na terça-feira faremos uma avaliação, sentaremos com os empresários para definir como será nos dias seguintes. A partir desses horários, não terá mais nenhum ônibus circulando em São Luís. Todos os diretores de bases e líderes serão comunicados da decisão. Nos dividimos em quatro equipes para que todos sejam comunicados. Decidimos pela retirada dos ônibus das ruas por conta dos últimos acontecimentos, inclusive no mês de novembro, de outubro", afirmou o assessor jurídico do sindicato, José Rodrigues.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou que "diante do anúncio de paralisação temporária do sistema de transporte coletivo - em razão das mais recentes e graves ocorrências que resultaram em atentado a Delegacia de Polícia e incêndio a ônibus – o secretário de Trânsito e Transportes, Carlos Rogério Araújo, está permanentemente em contato com os sindicatos dos rodoviários e dos empresários do setor, da mesma forma que com órgãos do sistema de Segurança Pública do Estado, no sentido de encontrar meios que garantam o atendimento normal aos usuários de transporte coletivo".
Ônibus incendiado na Avenida Ferreira Gullar (Foto: De Jesus/O Estado)Ônibus incendiado na Avenida Ferreira Gullar (Foto: De Jesus/O Estado)
Noite de terror
De acordo com a Polícia Militar do Maranhão, pelo menos quatro ônibus foram alvo de ação criminosa - no João Paulo, em frente ao Colégio Batista, na Vila Sarney Filho (São José de Ribamar), na Ilhinha, na Avenida Ferreira Gullar e no Jardim América - alvos de incêndios ou tentativa de incêndios.

Dos quatro ônibus alvos da ação de bandidos, dois foram totalmente destruídos pelo fogo (João Paulo e Ferreira Gullar). Um foi parcialmente incendiado, na Vila Sarney Filho. No Jardim América, houve princípio de incêndio. Fogo foi contido.
 O Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o Serviço de Inteligência, de acordo com a SSP, foram deslocados para os bairros onde foram registradas as ocorrências. O assunto foi destaque no Jornal da Globo (veja no vídeo ao lado).
Além dos incêndios, a 9ª Delegacia de Polícia, localizada no bairro do São Francisco, foi alvejada com dois tiros. No momento do atentado, havia somente um vigilante no local, que não quis se identificar. Ninguém ficou ferido.
Militar assassinado
Também na noite de sexta-feira (3), o sargento reformado da Polícia Militar do Maranhão, Antônio César Serejo, foi morto a tiros, no Tibiri. O militar estava com a companheira em um bar.Ele ainda foi levado para o Hospital Municipal Clementino Moura, o Socorrão II, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Segundo o secretário de Estado de Segurança, Aluísio Mendes, não há confirmação da ligação do assassinato com os ataques orquestrados por facções criminosas pela cidade. "Isso também será apurado neste sábado", concluiu.
fonte : g1 noticias