

Com 30 mil metros de áreas construída, num terreno de 172 mil metros quadrados, a sede da Transbrasiliana localiza-se em Goiânia, de onde parte o gerenciamento de todas as atividades nos estados de Goiás, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Pará, Piauí e Bahia. Para percorrer 11 Estados e cruzar cerca de 600 cidades, a Transbrasiliana atravessa dezenas de rodovias e milhares de quilômetros.
Odilon Santos é personagem de uma história que tem os seus fundamentos em 1938, no estado de Minas Gerais, quando fundou o Expresso Pontal. Essa empresa que de início operava no Triângulo Mineiro, ligando a cidade que lhe deu o nome a Martinópolis e Uberlândia. Pouco tempo depois de sua fundação, já fazia o percurso até Araguari e ali instalou a sede da empresa, sendo bem acolhido pela população local. Em homenagem à cidade passou a denominar o empreendimento de Viação Araguarina. Foi com esse nome que, em 1949, estendeu suas linhas a Goiás, servindo Goiânia, Marzagão, Corumbaíba e Caldas Novas.
O empreendimento não cessava de multiplicar linhas e frota. O exemplo do pai foi seguido pelo filho, Odilon Walter Santos, que ingressou com entusiasmo na empresa, a partir de 1955. Foi nessa condição que a família viu chegar os anos JK, com o advento da interiorização da capital do país, que culminou com o surgimento de Brasília e um surto de avanço para o interior brasileiro. Cientes de que poderiam se tornar colaboradores, os Odilon (pai e filho) e a Viação Araguarina, inauguraram a linha pioneira de Brasília. A família Santos, que já havia transferido, em 1960, residência e sede da empresa para Goiânia, recebeu com um misto de júbilo e honra, em sua casa, a visita de Juscelino Kubitschek.

Josias Moreira Braga nasceu na Serra do Salitre, hoje Patrocínio, região do Alto Paranaíba, Minas Gerais, em 20 de agosto de 1922. Pequeno comerciante e caminhoneiro em Minas Gerais, mudou-se para Hidrolina-GO, em 1953, quando iniciou o serviço de transporte de passageiros entre esta cidade e Ceres, no Vale do São Patrício. Depois, estendeu a linha para outros municípios, como Anápolis e cidades antigo médio norte goiano. Transferiu-se para Anápolis, onde fundou o Expresso de Luxo Braga, depois Expresso Braga. No início da década de 60, implantou a linha Belém-Brasília, enfrentando grandes dificuldades para percorrer mais de 2 mil quilômetros sem um palmo de asfalto. Retrato do otimismo, nunca desanimou. Sempre apostou no sucesso do projeto e ajudou a promover a verdadeira integração nacional, ajudado pelo seu filho Lázaro Moreira Braga, que hoje é diretor da Transbrasiliana Transportes e Turismo.

A saga da Transbrasiliana é um encontro de gerações e caminhos, que continua a vencer desafios na senda do trabalho e da determinação de Odilon Santos e Josias Moreira Braga.
(Manoel Vanderic, jornalista)