Em 17 de setembro de 1946, os descendentes de suecos Augusto Bruno Nielson e Eugênio Nielson abriram uma marcenaria em Joinville. Faziam móveis, esquadrias, balcões de madeira. Um ano depois, a Nielson & Irmão reformava a primeira carroceria de ônibus. Pouco depois, em 1949, eles montaram uma jardineira com estrutura totalmente de madeira, sobre um chassi Chevrolet Gigante. Era a semente de um negócio que em poucas décadas se transformaria em um importante fabricantes de ônibus no mercado mundial.
Fábrica em 1946 (Foto: Acervo Busscar)
Com a entrada de Harold Nielson (filho mais velho de Augusto) em 1956, a empresa tomou novos rumos e caminhou a passos largos na vanguarda do segmento no Brasil, destacando-se com produtos inovadores e revolucionários como os modelos Diplomata em 1961, o Urbanuss em 1987 e o Panorâmico DD em 1998 entre muitos outros.
Casa do Sr. Augusto Bruno Nielson, em 1968 (Foto: Acervo Busscar)
Em 1990 a chamada Carrocerias Nielson lança uma nova família de rodoviários e troca a marca para BUSSCAR ÔNIBUS dando início a marca que hoje é conhecida no mercado Brasileiro e Internacional.
Antiga fábrica de ônibus, em 1968 (Foto: Acervo Busscar)
Mesmo com o falecimento de Harold Nielson no final de 1998 a empresa não perdeu suas características de destaque que sempre foram o design, conforto, durabilidade e resistência de seus produtos.
Terreno da nova fábrica, já em construção, em 1978 (Foto: Acervo Busscar)
Em 1999 a Busscar ingressou no mercado de micro-ônibus com o modelo Micruss e inovou no mercado de urbano com o Urbanuss Pluss que tornou-se referência.
Fábrica em produção em 1979 (Foto: Acervo Busscar)
Em 2001 lançou a nova família dos rodoviários , VisstaBuss e Jumbuss , 2002 o Urbanuss Pluss Tour, o primeiro ônibus de dois andares para turismo na América Latina , 2003 o primeiro Midi Ônibus com motor traseiro no Brasil chamado Miduss , dentre outros destaques de inovação e pioneirismo.
Fabrica atual (Foto: Acervo Busscar)
A Busscar Ônibus S.A. sempre desenvolveu tecnologia própria na concepção e fabricação de soluções para oferecer o máximo em conforto, segurança e comodidade em todos os segmentos do transporte coletivo de passageiros. Com uma visão de longo prazo no desenvolvimento das soluções para transporte coletivo de passageiros a BUSSCAR tornou-se a única fabricante brasileira que tem tecnologia e fabrica ônibus integrais.
O complexo industrial da empresa abrangem (em Joinville ) uma área total de 1.000.000m2, com 84.000m2 de área construída.
Empresas coligadas da Busscar atuam no ramo da industria automotiva. A TECNOFIBRAS atua no setor de plásticos e desenvolveu tecnologia própria durante seus mais de 25 anos de atuação no mercado. A CLIMABUSS especializada na produção de ar condicionado para ônibus iniciou suas atividades em 2002 e vem conquistando seu espaço no mercado à passos largos fortalecendo a sua marca.
O espírito empreendedor da Busscar continua todos os dias, voltado à satisfação dos clientes e principalmente à frente do seu tempo, como uma empresa genuinamente brasileira, que sempre está olhando para o futuro, e cada vez mais trabalhando para construir e fortalecer a marca BUSSCAR conhecida como “A marca do ônibus”.
Bem esta é a história, mas e seus protagonistas que fizeram esta história?
Diplomata: Modelo criado no final da Década de 70, já com a produção da nova fábrica, em Joinville-SC criado nas Versões 310, 330, 340 e 360 (Considere esses números, a altura em cm)
Primeiro Diplomata
Sua primeira geração, possuía os faróis verticais, na parte da frente, junto com a grade dianteira do veículo, lembrando o caminhão MB 1113, suas janelas eram inclinadas, como muitos ônibus de antigamente, sua traseira era vistosa e tinha grandes lanternas vermelhas e quadradas, mas em relação a concorrência tinha o design mais inovador da época
Já posteriormente, na década de 80, houve uma reestilização, onde os faróis, na dianteira passaram para o parachoque e era triplo, embora houve versões básicas que tinha a configuração da frente antiga
Curiosidades:
O HD de antigamente.
O Diplomata na disputa com Marcopolo Paradiso chegou como 2ª encarroçadora a disponibilizar ônibus com Deck mais alto e poltronas avançadas a nível acima do motorista
Rodoviário articulado? E teve esse?
Caramba, teve mesmo!
Houve outra disputa com a Marcopolo, na qual houve novamente a síndrome de Barrichelo (Agora perdeu feio para o Marcopolo III), que foi o lançamento do ônibus rodoviário articulado, em caráter de testes, embora não vingaram no mercado. A Catarinense possuía dois diplomatas, chassis VOLVO B58 articulados, Nº 8112 e 8113, e na Garcia havia Diplomata articulado no chassi SCANIA B-111 Nº 7981
El Buss / Jum Buss / Vissta Buss: Em 1990, o lançamento da marca Busscar, acompanhado por uma nova linha de ônibus rodoviários, colocou fim à era Nielson, marca anterior da fábrica catarinense de carrocerias, responsável pelo sucesso de vendas dos modelos rodoviários Diplomata e do urbano Urbanus.
El Buss 340, no Chile
O lançamento dos ônibus rodoviários da linha El Buss/Jum Buss buscou ocupar o lugar da deixado pelo modelo antecessor, o Diplomata, e também marcou a transição entre a antiga razão social da fabricante, Carrocerias Nielson S.A., para a nova marca que foi e ainda é presença constante nas ruas do Brasil e do exterior: Busscar Ônibus S.A.
Tabela para orientação
Modelo 1998 (Esse "Panorâmico" escrito é uma gambiarra, é um JUM BUSS 400)
Linha que aos poucos recebeu atualizações mas a grande inovação foi feita no ano 2000, um "remold" total, no qual era praticamente um novo carro, ganhando fôlego para enfrentar a então lançada, família G6 da Marcopolo, o Comil Campione que timidamente entrava no mercado
Vissta Buss HI
Curiosidade: Muitos proprietários, para ter uma aparência mais moderna dos veículos
Vish!
Elegance: Nova linha, lançada em 2007 nos moldes do Jum Buss, com diferenciais como Janela lateral dianteira com caimento inclinado, dianteira remodelada e iluminação em LED
Elegance 360. Uma elegância e tanto...
Panorâmico DD: Esse revolucionou muito, em 1999 embora já houvesse o Paradiso DD 1800 (Ainda na versão GV), aliado ao bom design adotado na nova linha URBANUS unindo tecnologia, design e extremo conforto, a Auto Viação Progresso, do grupo João Tude de Melo foi uma das empresas que comprou em larga escala.
Panorâmico DD 1ª Versão
Em 2009 é feito uma reestilização usando o Elegance como base, pena que a crise já era evidente, o que não permitiu ter maior destaque no novo DD no mercado.
Panorâmico DD 2ª Geração
Miduss: Nesse micrão foi uma tentativa de lançar num mercado específico, mas a crise atrapalhou tudo, assim como o Interbuss.
Miduss
Urbanus: Essa história vale a pena lembrar. É um modelo com um bom legado
Anuncio da época, promovendo os chassis da Scania e carroceria Busscar (Mas nunca vi combinação tão perfeita)
Urbanus 87
2ª Versão: Em 1989, com a mudança da empresa para o nome atual, Busscar, a carroceria sofre algumas alterações, como nos para-choques, que passaram a conter grades em algumas versões, e nos faróis, lanternas (Mais envolventes, diferente da antiga lanterna, que lembrava a da Kombi) e no pisca que passa para a linha dos faróis. Frisos e aprofundamentos na parte superior ao vidro traseiro (Que tinha o nome URBANUS em relevo) e na região da placa e lanternas. Outra novidade era a luz de embarque, situada no teto, que acendia caso uma das portas fosse aberta e de um novo modo: A porta abria de modo sanfonado, uma porta puxava a outra, sendo que no modelo 1993 elas passaram a abrir de maneira contrapostas para dentro, como as demais, até hoje.
Urbanus 92 (Ainda é 2ª versão)
3ª Versão: Uma grande reestilização é feita em 1994, mas mantendo as formas e identificação do modelo, como moldura de caixa de roda, portas, lanternas do modelo anterior. Nova frente, traseira, agora os faróis são quadrados, na traseira é instalado Brake-Light, novo interior, e lançado cadeiras de plástico, entrando no lugar das de Fibra de vidro, na configuração básica, a janela do motorista é ampla e tem uma parte superior em vidro preto, contendo o nome do modelo (Tendência aplicada por outras encarroçadoras),
3ª Versão, lançada em 94, mas tinha detalhes que lembrava o modelo anterior
No ano seguinte uma modificação nos parachoques (passam a ser estufados com vincos) e na parte do itinerário passa a ser de vidro colado com a luz superior de sinalização incorporada e a tampa da grade é nova. Em 1997 surge uma versão sem o vidro traseiro e um curioso friso aprofundado na traseira, lembrando os modelos rodoviários e na dianteira o parachoque passa a ter grade.
Urbanus 95
Curiosidade: Antes mesmo da linha Urbanuss e Urbanuss Pluss, Havia uma versão luxuosa do Urbanus, a SS, tinha como diferencial a dianteira inclinada e vidros de vigia nas laterais e dianteira menor.
Pluss??? Não, não. Sou o Urbanus SS
Urbanuss: Em 1998 é lançada a nova fase do Urbanus, totalmente reestilizado, nada que lembre o modelo anterior, tudo é novo. Seu design baste ousado na época chama extrema atenção com formas em curvas e aprofundamentos e vincos, um grande marco na ocasião do lançamento do urbanuss foi a introdução dos balaustres com cores, conforme o pedido da empresa cliente, embora algumas empresas optaram pelo antigo balaustre de inox sem pintura. Em 2006 ganha parachoques com grade e moldura da caixa de roda sem borrachão, mas no mesmo ano, a produção encerra para dar espaço para o Urbanuss Ecoss.
Tudo novo!!!
Nova geração: Em 2010 é mostrado um teaser sobre o novo Urbanuss, a idéia fica na gaveta, devido a crise, em 2012 almejando volta ao mercado a Busscar apresenta o novo modelo, com novo design e portas rente a lateral, mas... Não deu. Em 2008 Foi apresentado um modelo que tinha como foco principal ser o novo Urbanuss, mas lembrava tanto o Ecoss que ficou como Ecoss II, mas o design da traseira dele se estenderia a toda linha urbana da Busscar.
Tinha tudo para dar certo. Lindo e perfeito.
Pluss: Em 1999 surge a versão Urbanuss Pluss, para brigar com recém lançado Marcopolo Viale. O Pluss nada mais é que um Urbanuss com uma dianteira diferente, como formato bonito e aerodinâmico, com para brisa inclinado e vigias nas laterais, além da janela do motorista diferenciada e os parachoques em peça inteiriça e mais arrendodado, detalhe esse o único que diferencia um Urbanuss de um Urbnauss Pluss se visto de traseira.
Era só uma frente diferente, mas fazia um belo diferencial...
Em 2009 foi apresentada a versão reestilizada (Alguns foram para INFRAERO de primeira mão), mas apenas com piso baixo, depois surge o novo Pluss com motor dianteiro, mas só para exportação, com a vontade de se reerguer em 2012 é apresentado junto com o Urbanuss, embora fosse tarde demais...
E num é que ficou mais bonito ainda?
Só pegando avião pra andar num desses.
Versão de motor dianteiro, a Busscar mostrando que dá show de design e que fará muita falta, só lamento.
Urbanuss Ecass Ecoss
Em 2008 foi reestilizado, usando o que seria projeto de um novo Urbanuss.
Ecoss Reestilizado, agora bonito, com brake-light e a traseira única, presente em todos os urbanos da Busscar
Micruss / Mini Micruss: Microônibus criado no ano 2000 com um design de Pluss para conquistar esse tipo de mercado, juntamente com o Mini-Micruss, menor ainda para brigar com os Comil Bello, Volare da vida.
Micruss atual
Micruss Antigo