sábado, 5 de outubro de 2013

Guanabara: sempre em expansão

PRO_JPG_IMG_9036Em 20 anos, a evolução da Guanabara foi substancial. A empresa deu um salto de 12 linhas interestaduais, operadas em 1992, para 88 linhas interestaduais e 77 intermunicipais, em 2012. Mas, como se pôde perceber, essa ascensão foi gradual. A empresa aumentava sua participação no mercado de 5% a 10% ao ano, mantendo sempre regulares os índices de crescimento.
Apostando num serviço diferenciado para continuar avançando e ganhar competitividade, a Guanabara aperfeiçoou ao longo dos anos seu modelo administrativo e foi ganhando mercado ampliando a operação com linhas de curta, média e longa distância nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.
A ideia sempre foi evoluir naturalmente, priorizando o crescimento em áreas onde a empresa já atuava. O objetivo era ganhar escala para obter cada vez mais competitividade e um melhor aproveitamento dos veículos e de toda a infraestrutura de apoio, como garagens e pontos de venda. O raciocínio era simples, porém estratégico. Além disso, os ônibus que antes ficavam parados podiam aumentar a sua quilometragem média mensal realizando novas viagens em horários alternativos sem prejuízo para as linhas ordinárias.
Hoje a empresa opera em todo o Nordeste, à exceção da capital da Bahia, e tem na eficiência um dos alicerces de sua evolução. A filosofia da empresa é procurar sempre fazer o melhor possível, buscando sempre a inovação. O grande desafio agora será manter o negócio com a imagem consolidada diante dos imponderáveis inerentes à atividade.
Atualmente, a Guanabara opera 165 linhas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Confira as linhas operadas pela Guanabara em 2012:
CEARÁ
Fortaleza – Sobral (C – E – L)mapa
Fortaleza – Camocim (C)
Fortaleza – Graça (C)
Fortaleza – Viçosa (C – E)
Fortaleza – Carnaubal (C – E)
Fortaleza – Croatá (C)
Fortaleza – Chaval (C)
Camocim – Crateús (C)
Crateús – Juazeiro do Norte (C)
Fortaleza – Juazeiro do Norte (C – E – L)
Fortaleza – Crato (C – E – L)
Fortaleza – Campo Sales (C)
Fortaleza – Iguatu (C – E – L)
Fortaleza –Penaforte (C)
Fortaleza – Tejuçuoca (C)
PIAUÍ
Teresina – Luis Correia (C – E)
Teresina – Paranaíba (C – E)
MARANHÃO
São Luís – Bacabal (C)
São Luís – Coelho Neto (C)
São Luís – Pindaré Mirim (C)
São Luís – Timon (C – E)
PARAÍBA
João Pessoa – Cajazeiras (C – E)
João Pessoa – Patos (C)
João Pessoa – Conceição (C)
João Pessoa – Coremas (C)
João Pessoa – Catolé do Rocha (C)
João Pessoa – Itaporanga (C)
INTERESTADUAIS
Fortaleza – Goiânia (C)
Fortaleza – Brasília (C)
Fortaleza – Aracaju, via Maceió (C)
Fortaleza – Recife (C – E – L)
Fortaleza – Caruaru (C)
Fortaleza – Campina Grande (C)
Fortaleza – Sousa (C)
Fortaleza – Teresina (C – E – L)
Fortaleza – Parnaíba (C – L)
Fortaleza – São Luís (C)
Fortaleza – Imperatriz (C)
Fortaleza – Belém (C)
Sobral – Goiânia (C)
Sobral – Brasília (C)
Juazeiro do Norte – Brasília (C)
Belém – Teresina (C)
Belém – Natal (C)
Belém – João Pessoa (C)
Belém – Recife (C)
Belém – Maceió (C)
Teresina – São Luís (C – E – L)
Teresina – Juazeiro do Norte (C)
Teresina – Codó (C)
Parnaíba – São Luís (C)
Natal – Goiânia (C)
João Pessoa – Brasília (C)
João Pessoa – Imperatriz (C)
João Pessoa – Crato (C)
Teresina – Imperatriz (C)
Legenda: C – Convencional / E – Executivo / L – Leito
Fonte: Revista “Guanabara. Vários caminhos, uma só história”.