terça-feira, 3 de setembro de 2013
Historia da Viação Pluma
Fundação: 1º de julho de 1954 (Transportadora Galiotto)
Fundação da Viação Pluma: 10 de fevereiro de 1966
Matriz: Curitiba - PR
Colaboradores: 1.300
Área construída: 200 mil m2
Filiais: 25 no Brasil e 3 internacionais (Argentina, Chile e Paraguai)
Em 1º de julho de 1954 foi fundada em Caxias do Sul a Transportadora Galiotto. A empresa contava inicialmente com uma frota de 9 caminhões. No seu auge a Galiotto chegou a ter 52 caminhões. Em 1965 a transportadora Galiotto adquiriu a Empresa Bocatur de Curitiba em sociedade com a Transportadora Aurora. Meses depois a empresa mudou o nome para Pluma Conforto e Turismo S.A. A sede foi transferida do bairro do Portão para Pinheirinho, onde se encontra a Viação Pluma até hoje.
A Viação Pluma iniciou com 170 funcionários e uma frota de 34 ônibus. A Viação Pluma operava inicialmente em três linhas: Curitiba - Porto Alegre; Curitiba - São Paulo; e Curitiba - Passo Fundo - Santa Maria (RS).
Em 1971 a Pluma incorporou a empresa Expresso Porto Alegre Brasília Ltda., iniciando a interligação do Brasil à Argentina com a sua primeira linha internacional: Porto Alegre - Buenos Aires. As rotas internacionais foram ampliadas ao Rio de Janeiro e São Paulo. Três anos depois a Viação Pluma operava as Linhas: Foz do Iguaçu - São Paulo; São Paulo - Assunção; e Foz do Iguaçu - Assunção. Em 1978 foi inaugurada uma das maiores linhas rodoviárias da América Latina, a linha Rio de Janeiro - Santiago do Chile, com 4.116 km.
Em 1986 um incêndio destruiu toda a sua sede administrativa e parte do setor de manutenção da Viação Pluma. A nova sede foi inaugurada quatro anos depois. Em 2002 a Viação Pluma teve um novo grupo acionário. Dois anos depois adotou uma nova logomarca, 25 novos caminhões e mais de 60 ônibus como emblema de uma nova fase. A empresa recuperou seus horizontes nos setores de transporte rodoviário de passageiros, transporte de cargas e encomendas.